Passo Novo poderá ter área para urbanização

Notícias

Uma estreita rua separa a EMEI Alda Dornelles Crespo de um matagal existente num terreno baldio, e isso em pleno centro passonovense.

As crianças que estudam na EMEI são mantidas sob os olhares atentos das professoras e atendentes que ali trabalham, pois existe o sério risco de serem visitado por algum animal peçonhento (cobra, aranha, escorpião…) entre outros.

E agora se pergunta: quais providências devem ser tomadas para ajeitar a situação? será que esse terreno possui proprietário ou responsável? Por que já há tantas décadas ele está nesse estado de completo abandono, não produzindo nada e todo “tapado de sujeira”?

Pois bem, a coisa não pode continuar assim, e se a área está imprestável para alguém, então para outras pessoas haverá de servir.

Assim, nessa semana, partindo dessa premissa de que o imóvel está sem dono ou abandonado, a coordenação do SPN se reuniu com uma equipe de engenheiros, advogados e outros técnicos onde foi ideiado a possibilidade de se elaborar um projeto de desapropriação ou encampamento da área pela Prefeitura de Alegrete e, em seguimento, fazer a urbanização do local para posterior distribuição de lotes à famílias necessitadas de Passo Novo.

O projeto já foi iniciado, inclusive com o mapeamento da área e, em breve, talvez já nos próximos dias, será apresentado um requerimento explanando a situação ao poderes Executivo e Legislativo de Alegrete, para que estes estudem o caso e façam os demais procedimentos necessários ao encampamento (por causa do abandono) ou desapropriação (pelo desleixo do dono) da área.

A idéia da equipe técnica é de seguir buscando áreas abandonadas em Passo Novo, para realizar outros projetos semelhantes, e encaminhar novos pedidos às autoridades competentes para que seja feito um uso social das mesmas.

Por ora, além da área em comento, existem outras duas áreas que estão sob estudos pois, afinal, se os donos não se interessam em manutenir seus imóveis, então vamos procurar um meio de passá-los a quem precisa e sabe cuidar.

Passo Novo, RS, 11/07/2022.

Equipe de Redação.

Print Friendly, PDF & Email
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *