A Formação do Território de Passo Novo

A História de Passo Novo é secular e as primeiras notícias de sua existência remontam aos idos finais do Século XIX, quando, já em 31/01/1893, em ato municipal da Administração de Alegrete foram criados os distritos de Estação Guassu-Boi, Estação Passo Novo, Itapororó e Jacaquá e anexado ao município de Alegrete. Passo Novo torna-se distrito de Alegrete, saindo do Distrito de Jacaquá.

Uma nova divisão administrativa ocorrida no ano de 1911, o Município de Alegrete foi dividido em cinco distritos distintos: Alegrete (sede), Estação Guassu-Boi, Estação Passo Novo, Itapororó e Jacaquá.

Por esse tempo, a localidade de Jacaquá (cesto de pescaria na linguagem indígena), região hoje pertencente a Passo Novo, era muito populosa e importantíssimo entreposto que comunicava a vizinha cidade de São Francisco de Assis com o resto do mundo.

Isso ocorreu durante toda a primeira parte do século XX, logo após a implantação da ferrovia e pela estação chegavam todo tipo de mercadorias, principalmente de Porto Alegre, Pelotas e Bagé, que eram levadas de carroça pela estrada do Jacaquá, passando pelo Passo do Catarino, até a cidade de São Francisco de Assis. A extensão da estrada é de cerca de 24km desde a estação até a cidade e as pessoas e mercadorias eram transportadas em diligências e carroças.

Hoje, a região do Jacaquá, local onde antigamente fervilhava diariamente o movimento de centenas de pessoas e mercadorias, não passa de um imenso deserto geográfico, com meia dúzia de moradores.

A história seguiu seu curso e, numa nova divisão administrativa realizada no ano de 1933, o município de Alegrete passou a ser formado por seis distritos: Alegrete (sede), Estação Guassu-Boi, Estação Inhanduí, Estação Passo Novo (praticamente abrangendo toda a região nordeste do Município de Alegrete), Estação Vasco Alves e Lagoa Vermelha.

Novas divisões territoriais foram realizadas no Município de Alegrete em 31/12/1936 e 31/12/1937, ficando: Alegrete (sede), Boa Vista, Conceição, Durasnal, Inhanduí e Passo Novo (nesse tempo Passo Novo, por conta da rede ferroviária, já tinha um forte aspecto de comunidade urbana, com várias residências ocupando as margens das estradas reais e intenso comércio local, inclusive algumas pequenas indústrias, decorrendo daí não haver referência à “Estação Passo Novo”).

Em 29/11/1938, foi publicado o Decreto no 7.589, que modificou o Decreto no 7.199, de 31 de março de 1938, o qual dividiu o Município de Alegrete em: a) Distrito de Alegrete (1ª zona, Alegrete, 2ª zona, Conceição, 3ª zona Passo do Firmino (ex-Durasnal), 4ª zona, Vasco Alves (ex-Boa Vista) e 5ª zona, Inhanduí) e b) Distrito de Passo Novo, sendo este elevado à categoria de vila.

Em divisões territoriais ocorridas entre os anos 1939/1943, o Município de Alegrete foi divido em dois distritos: Alegrete (que foi transformada em zona administrativa e absorveu os demais distritos, transformando-os em subdistritos vinculados à sede) e Passo Novo.

Em 29/12/1944, o Decreto no 720 estabeleceu a divisão administrativa e judiciária do Estado, sendo mantidos os distritos de Alegrete (dividido em: 1o Subdistrito de Alegrete, 2o Subdistrito do Guaçu-boi, 3o Subdistrito do Passo do Firmino, 4o Subdistrito do Vasco Alves, 5o Subdistrito do Inhanduí e 6o Subdistrito do Catimbau) e Passo Novo.

A divisão territorial de 01/12/1960 manteve o Município de Alegrete dividido em dois distritos: o primeiro, Alegrete, e o segundo, Passo Novo. Passo Novo incorporou Itapevi, Chainé Flores (antiga Caverá), Cascata, Pavoré, Jacaquá Alto e Baixo, São João, Cerro do Tigre, Parada Dornelles, Reconquista, Três Nascentes, Rincão Alegre, Bacevite, Colônia do Passo Novo e Lajeado Grande.

Em 20 de março de 1992, por força da Lei Estadual no 9.542, que criou o vizinho Município de Manoel Viana, Passo Novo perdeu uma boa parte do seu território, vindo a ficar sem as áreas localizadas ao norte, entre os Arroios Lajeado Grande e São João, algo em torno de 63km².

Desde a sua formação inicial, a comunidade de Passo Novo progrediu muito, recebeu redes de água encanada tratada e energia elétrica, iluminação pública, tem ruas calçadas e asfaltadas, duas rodovias pavimentadas, praça, quadras de esporte, uma universidade federal, escolas com ensino aprimorado, linhas de ônibus intermunicipais, comércio diverso e bem surtido (mercados, ferragens, distribuidora de gás, agropecuárias, terraplanagens, transportes, serviços…), bares, lancherias, restaurantes, sinais de internet e telefone celular, serviços de saúde de alto padrão, agência de correios, coleta domiciliar de resíduos domésticos, indústrias carvoeiras, madeireiras, unidades de recebimentos de grãos e, ainda, o maior porto seco da região.

E isso não olvidando a pujante produção pecuária e agrícola, onde se destaca o fato que a região de Passo Novo foi a pioneira, no início do século XX, na produção de arroz, cultura que ainda hoje se destaca sobremaneira em nosso território. E não menos importante é a produção pecuária, coisa que permitiu tornar a região de Passo Novo na “capital nacional da raça Aberdeen Angus”, com farta premiação, a nível nacional, dessa raça de animais que aqui pasteja.

Também se destaca, e nos orgulha, os inúmeros prêmios obtidos pelos equinos passonovenses nas disputas do Freio de Ouro e outra competições realizadas pela ABCCC a nível nacional.

Hoje Passo Novo, com a sua população, sede e território bem definido geograficamente, é um ente maior que muitas cidades gaúchas; e possui alma própria e características indelével de uma cidade, embora menosprezado por muitos e desdenhosamente chamado de “vila”.

Atenção: esta narrativa foi realizada de forma sintética/resumida para o site de Passo Novo.

Passo Novo, RS, 05 de junho de 2021.

Por Valdomiro V. Martins, o Compendiador.

 

Trabalho elaborado por Valdomiro V. Martins, o Compendiador. (parte integrante do Livro “A História de Passo Novo”).

Direitos autorais reservados (Lei Federal n.º 9.610, de 19/02/1998). As lendas e estórias porém são livres.

Permitido a reprodução para fins didáticos e culturais (art. 29, I, Lei Federal n.º 9.610, de 19/02/1998).

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