Moradores estão indignados com a falta de conscientização ambiental no Passo Novo.
Algumas pessoas estão depositando lixo doméstico, entulho, resto de móveis e sucatas à margem da estrada que liga Passo Novo ao trevo do Bacevite (RST 377)/Rincão Alegre.
Essa é uma das vias que dá acesso à Passo Novo e possui um movimento bem considerável, então o que dizer para aquelas pessoas não são moradores da Vila e que trafegam por ali. Seria esse o nosso cartão de visitas: um lixão a céu aberto?
Essas ações irresponsáveis, além de ser uma prática criminosa, não merecem ter uma explicação aceitável, pois a coleta de lixo doméstico é realizada quase que infalivelmente todos os sábados, e isso é um dos poucos serviços que o governo municipal faz por nós passonovenses.
Pessoas tem procurado a Redação do SPN sugerindo algumas ideias do que poderia ser feito naquele local que está sendo usado como lixão, tais como ser transformado numa área de lazer, ser transformada em campo de futebol sete ou quadra de areia para prática de vôlei, lavouras, cercado para culturas de verão e pastagens, pomares, entre outros.
Mas falta a conscientização para algumas pessoas que, por seus atos, comprometem todo o bem estar da comunidade e nos fazem passar a vergonha de sermos chamados de relaxados; e, de outro lado, carecemos também de um maior comprometimento das lideranças locais e municipais em agir e fiscalizar tais ações e/ou colocar em prática meios coibitivos a esses crimes ambientais.
Nós queremos ordem, harmonia e paz e, ao final, tudo sendo resolvido, a comunidade passonovense agradece e a nossa bela natureza também.