Brasília. Em uma reunião realizada nesta quarta-feira passada, dia 20/10/2021, com alguns prefeitos da região Fronteira Oeste Gaúcha, o Ministro de Infraestrutura, Sr. Tarcísio Gomes de Freitas, tratou sobre a reativação das atividades comerciais da malha ferroviária que dá acesso à fronteira (no caso, acesso até a cidade de Uruguaiana) e que muito em breve será autorizada a repotencialização do trecho férreo entre Uruguaiana e o Porto de Rio Grande. Esse trecho cruza por dentro de Passo Novo.
Essa é uma excelente notícia para Passo Novo que, em breve, voltará a ver o trânsito de trens em seu cotidiano e, melhor ainda, quem sabe agora com o grande movimento de produção de soja e outras culturas em nossa região, tomara que nossa comunidade seja novamente agraciada com a construção de uma unidade de carregamento de grãos dentro do local da antiga estação.
É claro que Passo Novo tem um dos maiores porto seco de carregamento de grão da Fronteira Oeste, mas esta infraestrutura fica localizada na estação ferroviária do Cerro do Tigre e gera muitos empregos. O interessante seria ter uma unidade de carregamento dentro da nossa Vila, gerando empregos aqui, como era antigamente.
Vamos esperar para ver, pois Passo Novo está prosperando muito e, com certeza, o retorno do trânsito de trens nos trará novas perspectivas de desenvolvimento local e regional.
Passo Novo, RS, 21/10/2021.
Da Equipe de Redação.