Estradas intrafegáveis

Notícias
  1. Na sombria manhã desta sexta-feira, dia 25/06/2021, a Equipe de Redação do SPN se deslocou em direção às estradas que dão acesso ao Assentamento de Passo Novo e, inclusive, nas estradas que servem ao tráfego no interior daquela localidade.

 

A Equipe de Redação do SPN foi muito bem ciceroneada pelo Senhor Ivan Santos, funcionário do IFFar e também trabalhador rural assentado, cidadão que todos os dias transita pelas vias em comento e conhece muito bem os problemas delas.

As estradas possuem duas realidades bem diferentes.

A primeira realidade é sobre aquelas estradas que são mantidas e/ou manutenidas por particulares, no caso os donos de granjas, fazendas e agropecuaristas vizinhos das áreas do Assentamento de Passo Novo, que estão com boas condições de trafegabilidade.

Noutra realidade, que é a mais lamentável, se refere às estradas que dependem da manutenção que é feita pelo maquinário da Prefeitura de Alegrete, onde a diferença é muito grande, pois a trafegabilidade é péssima.

Os moradores do Assentamento Passo Novo queixam-se que já há muito tempo não é feito um bom reparo nessas estradas, a não ser lá pelas cansadas, quando aparece uma patrola desgarrada e faz a famosa passada de lâmina (a “lambida”) só para amenizar o problema por alguns dias.

Os moradores afirmam também que, por causa das péssimas condições das estradas, estão correndo o risco de perder o transporte coletivo, pois o proprietário da empresa que faz o transporte se recusa fazer a linha devido às precariedades das vias de acesso e o risco de sofrer um acidente ou quebrar o ônibus.

Nos dias mais recentes, devido as seguidas e fortes chuvaradas, aliado ao trabalho inadequado de conservação das vias, os problemas se agravaram e, hoje, até o deslocamento a pé ficou mais difícil.

A conservação das estradas na nossa localidade sempre foi um problema delicado, haja vista o fato de ser uma região muito arenosa e, além disso, também é constantemente vítima do abandono e do descaso administrativo por parte da Administração de Alegrete.

Aliás, Alegrete é o maior município em extensão territorial do Estado do Rio Grande do Sul; ele é igual a um elefante velho, é grande, pesado, lento, pouco funcional e, além disso, tem pouco maquinário e pessoal para atender às demandas viárias, especialmente as nossas demandas, ainda mais que os impostos que pagamos tem um peso bem menor que os impostos pago pelos demais alegretenses. Inclusive alguns mais entendidos no assunto dizem que os nossos impostos nem peso tem para eles.

 

Mas a sugestão que deixamos a todos é que nos ajudem a emancipar Passo Novo, nos ajudem a torná-lo um município independente e livre da sombra do Alegrete, pois assim teremos o nosso próprio parque de máquinas a nossa inteira disposição.

Da Equipe de Redação do SPN.

Com o apoio especial e fotos do cidadão Ivan Santos.

Passo Novo, 25 de junho de 2021.

Print Friendly, PDF & Email
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *