Vários usuários das estradas da região do São João, Colônia e, em especial, a estrada da Lagoa Verde, estão enfrentando muitas dificuldades e problemas para conseguir fazer uso das vias.
Enquanto persistir o desleixo, o descaso e o abandono por parte de uma administração opaca, minguada, esquálida, aliado à falta de bueiros, cascalhamento, patrolamento e outros cuidados necessários ao bom funcionamento das estradas locais, mais a existência de um prefeito que tá nem aí para o que acontece com o nosso povo passonovense, e isso juntando mais alguns vereadores que só prestam para fazer mosquedo e barulho (ressaltando que não são todos, pois alguns vereadores lutam muito por Passo Novo e essa luta em nosso favor será sempre bem ressaltada para que todos vejam), quem vai sofrer e “pagar o pato” vai ser sempre o motorista ou usuário que precisa trafegar por ali.
No fim só resta o incômodo de ter que se guiar por uma estrada cheia de crateras, valas e atoleiros, o veículo quebrado ou danificado, o pneu furado, o atraso para ir e vir e o desgaste físico e mental do motorista.
É lamentável, mas é a verdade, não adianta os passonovenses pagarem IPTU, IPVA, ICMS, ITBI, IRRF, IRPF e toda a sorte de imposto e ficarmos sempre a “ver navios” e na eterna espera que nos alcancem uma esmola, coisa que nunca vem.
Passo Novo, RS, 09/09/2021.
Do Redator Valdomiro Martins.
Com a contribuição de Gilberto Machado (Fotos e vídeos).
A RESPONSABILIDADE É DE ALEGRETE OU DE MANOEL VIANA?
Dias atrás fomos questionados por um índio velho morador aqui de Passo Novo, vez que quase havia levado um pealo do seu pingo, isso se não fosse sua agilidade que o livrou de “plantar uma figueira” bem em cima do pontilhão da sanga que divide o Município de Manoel Viana de Passo Novo, curso d’água também conhecido popularmente como a Sanga do Tio Maturino, devido grandes buracos existentes em seu leito, os quais ocasionaram um acidente fatal com seu pingo amigo.
A pergunta do bagual é a seguinte: qual dos dois municípios tem responsabilidade pelos reparos do pontilhão? Alegrete ou Manoel Viana?
Essa indefinição está comprometendo a estrutura da ponte e, hoje, em decorrência do uso, surgiram grandes buracos que representam iminente perigo tanto para animais, como para veículos, motos, bicicletas e, inclusive, pedestres desavisados.
Outra coisa é a manutenção das vias que interligam a ponte onde, de um lado, pelo Norte, vem a estrada que é manutenida por Manoel Viana (foto abaixo), a qual está em boas condições de trafegabilidade, bem cascalhada e patrolada, coisa que demonstra haver uma eficiência da equipe de infraestrutura e manutenção de vias do Município Vizinho.
Já do outro lado, pelo Sul, chega a estrada que sai de Passo Novo e vai até a ponte (foto abaixo), o qual retrata de forma fiel a péssima administração de Alegrete.
Uma análise superficial faz acreditar que a manutenção da ponte pertence a Alegrete, vez que Manoel Viana ficaria apenas com um canto da ponte (cerca de 25% do leito da mesma).
Mas bem que poderia haver o bom senso por parte da administração vianense já que Passo Novo hoje é um bairro de Manoel Viana e, ao que parece, somos muito mais vianenses do que alegretenses, e isso não esquecendo que a estrada onde se situa o pontilhão encurta o acesso à sede do município vizinho em quase dez quilômetros.
Ademais, a cidade de Manoel Viana, por sua proximidade, é bastante visitada pela maioria dos Passonovenses, os quais vão passear e fazer suas compras no comércio local, contribuindo muito para o progresso vianense.
Então Índio Velho, por ora só resta a esperança de que a Administração de Manoel Viana possa solucionar o problema do pontilhão pois, se dependermos de Alegrete, Báh!!!
Passo Novo, RS, 09/09/2021.
Do Redator Chico Alves.
Com a contribuição de “Índio Velho”, que preferiu ficar anônimo.