Cavalos soltos na ruas

Notícias

Alô guarda municipal do Alegrete, o problema é sério!

Em que pese a inúmeras queixas dos moradores que, vira e mexe, estão se incomodando com as invasões nos pátios e com os diversos danos causados ao patrimônio, a história dos cavalos soltos nas ruas de Passo Novo já se tornou uma péssima rotina em nosso cotidiano.

E até parece que alguém está promovendo esse movimento de equinos soltos pelas ruas de propósito, de forma muito irresponsável, pois não é coisa que acontece lá por de vez em quando, a coisa se repete todo santo dia e todo santo dia é sempre o mesmo transtorno.

Não importa a hora do dia ou da noite e lá aparece a eguada caminhando livremente pelas ruas de Passo Novo, provocando lausa e latidos da cachorrada.

São muitas pessoas que se sentem incomodadas com a balburdia às altas hora da noite e não conseguem descansar após um exaustivo dia de serviço.

Diversos moradores também relatam que, além do incômodo, existe as situações de perigos, onde os animais se atravessam na frente de veículos, motociclistas, transeuntes e se aproximam de crianças pequenas, sujeitando estas últimas ao risco de um coice ou pisão.

E não raras vezes os animais são vistos transitando livremente pela rodovia que corta Passo Novo, local onde transitam caminhos pesados, ônibus e veículos em considerável velocidade. Ali, o perigo de acidente é real e iminente.

Nas redes sociais são registradas dezenas de comentários e queixas sobre o problema, inclusive moradores chegaram a procurar a nossa Equipe de Redação do site de Passo Novo, pedindo orientações sobre o problema e solicitando um encaminhamento de pedido de providências às autoridades competentes.

Muitos moradores alegam que a Guarda Municipal tem que chegar de surpresa à Passo Novo, porque existem “olheiros” cuidando eventuais “batidas” da fiscalização.

A foto acima foi apresentada por um morador, que fotografou, através do volante do veículo, alguns cavalos passeando livremente na rodovia local (dentro do perímetro urbano).

A situação em tela é muito irregular e de grande irresponsabilidade por parte dos donos dos animais, se é que tais donos existem, e já foi encaminhada ao conhecimento das autoridades competentes para providências.

Mas, por ora, a sugestão da Equipe de Redação aos moradores é de que, quando algum cavalo adentrar o seu pátio, ou causar algum outro tipo de dano, que prenda o equino e chame imediatamente a polícia ou a Inspetoria Veterinária de Alegrete para recolher o animal.

É obvio que o suposto dono também vai aparecer para tentar arrecadar o animal de volta, mas se ele, o suposto dono, não tiver em mãos o documento de propriedade do animal, o certificado de marca e sinal, a carteira de saúde do animal com as vacinações em dia, damos quase certeza absoluta que ele vai ficar a ver navios pois, sem sanidade e propriedade, o animal será levado embora e transformado, futuramente, em salame ou ração pra cachorro.

Mas, se porventura for feliz na empreitada de retirar o animal, por certo lhe deixarão uma pequena multinha de lembrança.

E esta ladainha que falamos também vale para vacas e estrebarias fedorentas e tapadas de moscas!

Assim, se pintou algum bixinho incomodando por aí, ou caminhando atoa pelas ruas de Passo Novo, então liga logo:

Vigilância Sanitária: (55) 3961 1031;

Guarda Municipal: (55) 3961 1732, (55) 8449 1326 e 3961 1733;

Também em caso de vocês presenciarem maus tratos aos animais, “domadores” massacrando cavalos para se exibir pras gurias, cachorro atado morrendo à mingua ou guri atiçando cachorro contra gato, não esperem, avisem de imediato a Patrulha Ambiental da Brigada Militar através do telefone 190 ou 3422-1177.

Não seja tímido, telefone, é seu direito poder reclamar contra os abusos!

Da Equipe de Redação

Passo Novo, 23 de junho de 2021.

Print Friendly, PDF & Email
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *