É o progresso chegando

Notícias

Passo Novo e sua região tem apresentado um bom crescimento nos últimos anos (é claro que muitos céticos vão dizer que não, mas eles estão enganados).

Hoje, com o boom da soja que está movimentando nossa região, a instalação dos assentamentos próximos à Vila, cujos acessos se dá pela rodovia que cruza por dentro de Passo Novo, bem como outros tantos fatores que nos tem trazido progresso, se tornou comum observamos grandes máquinas agrícolas transitando por dentro da comunidade, também caminhões, carretas, bitrens e centenas de veículos de passeio e utilitários (prestadores de serviços, RGE, etc).

Pois bem, nossa infraestrutura viária está ficando obsoleta ou, como preferimos dizer, está pequena demais para suportar a modernidade e tanto trânsito nas vias da comunidade.

Um exemplo claro disso é a Rua Benvindo Moutinho que necessita urgentemente de alargamento para comportar o trânsito e estacionamento de veículos. Todo santo dia é uma luta para caminhões, carretas, ônibus e outros veículos de grande porte trafegarem se desviando de carros estacionados na via.

Muitos proprietários de veículos, ou mesmos visitantes, que precisam estacionar no local se veem obrigados a colocar o carro sobre a beirada da via (no caso, em cima do barranco mesmo), para não atrapalhar o fluxo do trânsito.

Em dias de eventos então, o problema se torna seríssimo e já logo o trânsito fica problemático. Assim, hoje é importante plantarmos a ideia de alargamento urgente da Rua Benvindo Moutinho para melhorar o tráfego de veículos pelo centro da Vila. Espaço tem de sobra para alargar, agora vamos ver como se comportam os nossos representantes com relação ao assunto.

Outro problema é a com ponte sobre o Arroio Lajeado Grande, estrutura que liga a região do Rincão do São Miguel (local onde estão os assentamentos) à Passo Novo, pois essa se tornou pequena para suportar os grandes veículos agrícolas que passam sobre ela.

Não raras vezes é comum vermos colheitadeiras “entaladas” na ponte, tentando passá-la.

A ponte foi construída lá pelos idos de 1981/1982 e, naquele tempo, era uma obra excepcional para o tipo de tráfego que a região tinha, mas hoje, infelizmente, está obsoleta à demanda dos veículos que por ela passam.

Logo, para Passo Novo seguir crescendo, necessário se faz também plantarmos a ideia da modificação da estrutura da ponte para permitir o trânsito seguro de grandes veículos.

Outra coisa interessante, que não iriamos falar, mas, agora, nos sentimos na obrigação de comentar já estamos falando de vias públicas, é a urgente necessidade de colocação de redutores de velocidade próximo à torre de telefonia. Não importa a hora do dia ou da noite, ou a movimentação de pessoas no local, os carros e caminhões entram “a mil” sem reduzir a velocidade. Isso representa um risco imenso de ocorrer acidentes.

Inclusive, dia desses falamos em “rodovia que cruza por dentro de Passo Novo” e muitos deram risadas e criticaram, afirmando ser só uma simples estrada. Assim, aos críticos, desdenhadores e desinformados sobre o assunto, sugerimos que se informe melhor antes de menosprezar a nossa RODOVIA ESTADUAL RST 377 – BRAÇO IFFAR – PASSO NOVO (desculpe, mas contra fatos não aceitamos “mimimi”).

Pra finalizar, colocamos em anexo dois vídeos mostrando uma colheitadeira entalada na ponte sobre o Lajeado.

Passo Novo, 19 de junho de 2022.

Da Equipe de Redação.

Print Friendly, PDF & Email
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *