Rede Ferroviária

A HISTÓRIA DA REDE FERROVIÁRIA

A estação ferroviária de Passo Novo foi inaugurada em 22 de novembro de 1907.

Foto tirada em tirada em 10 de fevereiro de 1996

A linha Porto Alegre – Uruguaiana (A E. F. Porto Alegre – Uruguaiana) foi aberta como empresa federal em 1883, ligando Santo Amaro (Amarópolis) a Cachoeira (Cachoeira do Sul). Para se ir de Santo Amaro a Porto Alegre utilizava-se a navegação fluvial no Rio Jacuí.

Em 1898 foi encampada pela Cie. Auxilaire, empresa belga. A partir de 1905, as ferrovias foram unificadas sob o nome de Viação Férrea do Rio Grande do Sul (VFRGS), porém ainda administrada pelos belgas. Na época algumas linhas já pertenciam à empresa belga Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil, outras ao Governo. A VFRGS foi entregue à administração desta última, que, por sua vez, passou a fazer parte da Brazil Railways em 1911.

Em 1907, os trilhos atingiram finalmente Uruguaiana, na fronteira com a Argentina. Somente em 1911, a construção da linha Santo Amaro-Barreto-Montenegro possibilitou a ligação da longa linha com a Capital, utilizando-se parte da antiga linha Porto Alegre-Novo Hamburgo.

Em 1920, a VFRGS passou a ser uma empresa estatal.

Em 1938, a variante Diretor-Pestana-Barreto diminuiu a linha em 50 km.

Em 1957, foi encampada pela Rede Ferroviária Federal (RFFSA), que, em 1969, a transformou em uma de suas Divisões. Durante os seus anos de operação foram construídas algumas variantes, para encurtar tempos e distâncias, eliminando algumas estações de sua linha original.

Em 2 de fevereiro de 1996, deixaram de rodar os trens de passageiros da linha Porto Alegre – Uruguaiana, sendo que hoje apenas os trens cargueiros da concessionária empresa América Latina Logística (ALL), que desde esse mesmo ano, tem usado a linha.

Estação Iniciais telégrafo Posição kilométrica (Km) Distância entre estações (Km) Altitude acima do nível do mar (metros)
Santa Maria SME 0,000 —– 113,39
Km 2 1,947 1,947 91,39
Benedicto Ottoni BO 6,393 4,446 139,67
Km 10 10 10,205 3,812 95,84
Boca do Monte BM 13,163 2,958 124,89
Canabarro CN 21,903 8,740 130,79
César Pina CZP 33,390 11,487 118,40
Dilermando de A. DA 44,160 10,770 107,39
Chagas CHG 56,729 12,569 102,39
São Lucas SL 67,993 11,264 95,39
Paula Gomes PGM 78,455 10,462 88,39
Umbu UB 91,559 13,104 90,39
Sobradinho 98,068 6,509 88,99
Floriano Maydano FLR 102,496 4,428 89,39
Km 108 107,960 5,464 86,39
Cacequi CY 112,892 4,932 89,39
Entroncamento ENT 123,381 10,489 86,63
Saycan SY 125,906 2,525 87,25
Km 136 136 135,552 9,646 89,00
Itapevy ITP 145,151 9,599 85,00
Jacaquá JQ 165,123 19,972 80,40
Dornelles 173,300 8,177 84,80
Tigre TG 188,476 15,176 78,00
Passo Novo PNV 202,149 13,673 82,20
Palma PLM 216,790 14,641 131,00
Alegrete ALE 231,817 15,027 92,40
Capivary CPV 248,015 16,198 126,60
Inhanduhy IND 259,834 11,819 94,30
Guassú Boi GB 273,658 13,824 116,80
Freitas Valle FV 286,250 12,592 98,80
Ibirocahy IBC 301,310 15,060 75,40
Plano Alto PLA 311,442 10,132 121,60
Itajassú ITU 328,328 16,886 70,80
Carumbé CBE 333,958 5,630 115,00
Pindahy Mirim PDM 350,732 16,774 73,60
Uruguaiana UGE 373,741 23,009 70,40
Extensão total de Santa Maria a Uruguaiana: 374Km,320.75

Fontes: Gazeta Mercantil, edição de 1996; Guias Levi, 1940-1981; Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, IPHAE, 2002; Relatórios da VFRGS, 1920-1968; jornal Zero Hora de 09/03/1984.

Atenção: esta narrativa foi realizada de forma sintética/resumida para o site de Passo Novo.

Passo Novo, RS, 06 de junho de 2021.

Por Valdomiro V. Martins, o Compendiador.

Trabalho elaborado por Valdomiro V. Martins, o Compendiador. (parte integrante do Livro “A História de Passo Novo”).

Direitos autorais reservados (Lei Federal n.º 9.610, de 19/02/1998). As lendas e estórias porém são livres.

Permitido a reprodução para fins didáticos e culturais (art. 29, I, Lei Federal n.º 9.610, de 19/02/1998).

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